somos mais

Dentre as ações ambientais da Octopus, todas as relacionadas ao plantio de árvores pertencerão ao projeto "Somos Mais".

A ideia central é que, apesar de historicamente a força promotora de desmatamento (grandes corporações, latifundiários e madeireiros ilegais) ter sido maior que a de seus opositores, os que desejam o desenvolvimento sustentável são, sem dúvida, maioria da população.

Para que possamos reverter nossa preocupante tendência destrutiva, é necessário que essa maioria se organize e una forças para reverter a balança de poder político-econômico vigente atualmente.

Desde sua idealização, a Octopus sente-se impelida a participar do lado responsável e coletivo desta batalha. Apesar de termos nascidos como uma empresa muito pequena, enfrentando as tantas adversidades inerentes ao nosso porte empresarial, nos engajamos desde cedo em minimizar nosso impacto ambiental.

Nossa ideia para os próximos anos, no entanto, vai além. Não queremos apenas minimizar o nosso impacto, queremos causar um impacto tão positivo quanto possível! Considerando a gravidade e urgência do tema, não podemos nos limitar a fazer nossa parte. Temos que fazer também a dos outros, enquanto eles não o fizerem.

 
 

distribuição de sementes e mudas

Essa ação já acontece por dois meios:

Distribuidores e pontos de venda que se engajam no nosso projeto organizam eventos onde levamos nossas cerveja, música e distribuímos mudas de plantas com informações sobre a espécie e instruções para plantio a quem se interessar, gratuitamente.

Quem adquirir a Old Black - nossa primeira cerveja envelhecida em barril de amburana - levou um saquinho com sementes de amburana.

Se você veio aqui procurar mais informações sobre suas sementes de amburana, clique aqui!

 

Carbono Zero Octopus

Este projeto já é de conhecimento de todos. Foi nossa atitude mais divulgada em diversos meios e que nos deu mais orgulho na época.

Por meio de apuração da nossa cadeia de produção, com auxílio da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e apoio da Flora Jr - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), desenvolvemos um plano de compensação da emissão de carbono da nossa cervejaria.

Para isso foram calculadas quantas árvores deveriam ser plantadas para minimizar os impactos ambientais das nossas atividades.

O projeto deve ser atualizado anualmente pelo aumento da nossa capacidade produtiva.

plantinhas-1.jpg
 
Logo-Carbono-Zero-transp-png.png
 
Gráfico desmatamento.png

um em um milhão

Visa principalmente a compreensão do que é o desmatamento da Amazônia brasileira.

A área desmatada na amazônia em 2018 é a maior dos últimos 10 anos, atingindo 7900Km2.

Isso representa 790.000 ha. Como cada ha tem em média 500 árvores, derrubamos em 2018 395 milhões de árvores apenas na Amazônia.

Para cada milhão de árvore derrubada, plantaremos uma árvore através do Amazonia Live, projeto do Rock in Rio que redireciona recursos para o FUNBIO.
Atualizaremos aqui no SOMOS MAIS como estão essas doações e o andamento do projeto à medida que ele caminhar.


Saiba mais sobre a FUNBIO e o projeto Amazonia Live através desses links:

https://doare.org/br/doacao/187/funbio/amazonia-live/#tab-about

https://www.funbio.org.br/

 

não paramos por aqui

SOMOS MAIS é um projeto para quem quer mais que informação. Quer atitudes. Atitudes reais e possíveis.

Assine nosso feed. Acompanhe nossas propostas e ações. Participe conosco de nossas iniciativas. Sozinhos somos poucos. Juntos SOMOS MAIS.